De uniformes, estudantes do ensino médio protestam em Senador José Porfírio nesta terça-feira (01) e pedem melhorias na escola Rosa Alvarez de Rebelo. De acordo com os estudantes, a carga horária do ensino médio foi alterada.
O novo Ensino Médio prevê 1800 horas de aula, e a inclusão de 4 novas disciplinas. Mudanças que levam os estudantes a ficar mais tempo na escola estudando, mas, segundo os alunos em Senador José Porfírio, sem se alimentar.
"A gente vem por meio desse vídeo mostrar a nossa indignação com o que está acontecendo aqui na escola de ensino estadual em Senador José Porfírio. É que eles querem voltar aos tempos de aula normais, a 45 minutos, só que sem merenda. Isso não tem condições, imagina a gente entrar na escola as 7h15 e sair 10h30 sem comer, isso não tem condições.", afirma a estudante Leila Rezende.
Alunos que moram na área ribeirinha seriam os maiores prejudicados com a falta de merenda escolar.
"Tem um pessoal que mora na beira do rio, essas coisas assim, vem às vezes às 06 horas da manhã, tem que vim cedo, pra poder chegar na hora certa na escola", afirma outra aluna.
"E sem contar que tem gente que não tem condição de pagar merenda que é vendida na escola."
A pauta de reivindicação dos estudantes inclui a contratação de alguns servidores, entre eles, vigilantes, para manter a segurança da escola durante à noite. Segundo o portal do MEC, desde 2009 o fornecimento de merenda escolar foi estendido aos estudantes do ensino médio. Atualmente, o ministério da educação repassa por aluno o total de R$ 0,30 por dia, para a garantia da alimentação dos estudantes.
Em protesto à falta de merenda, e de infraestrutura na escola, os estudantes trancaram o prédio com um cadeado e não permitem a entrada de ninguém. As aulas estão suspensas nesta terça-feira (01), até que um representante da 10ª URE envie alguém para negociar com os alunos.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que "está finalizando a contratação de novos profissionais, ainda nesta semana, que vão atuar na preparação da merenda escolar. Com relação à climatização, a Seduc ressalta que vai enviar técnicos até o local para fazer a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado.".
Mín. 22° Máx. 40°