A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta terça-feira (09) uma carga de cigarros contrabandeados da China, durante uma fiscalização na BR-163, em Santarém, oeste do Pará. Os cigarros estavam escondidos no meio das bagagens de um passageiro, que embarcou em um ônibus interestadual, com destino a cidade de Itaituba, sudoeste do Pará.
De acordo com a PRF, o passageiro é um homem, que havia embarcado em Santarém. Como eram poucos maços de cigarros, ele conseguiu esconder tudo em uma bolsa, e carregava com ele, embaixo do assento dentro do veículo. Com o passageiro os policiais encontraram 260 maços de cigarros da marca Chinesa Nise Balsha, e nenhuma nota fiscal que comprovasse que o produto era lícito.
Apesar de ter a comercialização regulamentada no Brasil, o comércio de cigarros é controlado, e precisa passar por um rigoroso controle de qualidade, registro na ANVISA e recolhimento de impostos. O Brasil é Estado parte da Convenção Quadro da OMS, para o controle do Tabaco, um grupo que conta com mais de 60 países que combatem o mercado ilícito de cigarros.
De acordo com dados da OMS, o trabalho conjunto em combate ao descaminho e contrabando de tabaco já conseguiu reduzir em quase 50% o consumo de cigarros que não têm origem declarada, mas o comércio clandestino ainda é um problema: em 2020 cerca de 49% dos cigarros consumidos no Brasil eram contrabandeados, segundo uma pesquisa do IBOPE, no mesmo ano, segundo o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) 53,9 bilhões de cigarros ilegais invadiram o comércio nacional.
A PRF é uma das instituições com maior índice de apreensões desse tipo. Em 2022 outros carregamentos do produto ilícito já foram apreendidos durante fiscalizações, todos da China. Em junho, uma carreta carregada com cigarros contrabandeados foi abandonada pelo motorista após um acidente. O veículo pegou fogo, mas os policiais conseguiram apreender parte da carga, 3 milhões de maços de cigarros.
Em janeiro desse ano um caminhão transportando cigarros foi roubado entre Itaituba e Trairão. A carga avaliada em mais de R$ 1 milhão de reais desapareceu, e nenhum suspeito foi identificado. Os cigarros encontrados com o passageiro, no ônibus em Santarém, foram apreendidos e o homem, segundo a polícia, foi detido e levado para a delegacia da Polícia Federal.
Mín. 22° Máx. 40°