Após quatro horas de reunião na sede do Ministério Público Federal nesta quarta-feira (27), os produtores rurais entraram em acordo com o prefeito de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará. Eles entregaram a pauta de reivindicação que inclui a recuperação de estradas e até a implementação do Ensino Médio para atender estudantes das áreas rurais.
"Ficou abordado em ata que a partir de hoje (27/07), em 20 dias, o prefeito vai mandar as máquinas para fazer todo o Transunião, e os ramais, e a gente entrar com uma parceria com óleo, ele entrava com as máquinas, manutenção e os operadores, e a gente com o óleo para fazer os ramais, o principal ficando por conta dele, foi o que ficou acordado", Dulcilene Santana
Após quase três dias com as atividades paralisadas, a balsa e as lanchas voltam a funcionar para transportar veículos e passageiros de Altamira até a Gleba Assurini, a maior comunidade rural da região.
Desde a última segunda-feira (25) o acesso até a Gleba Assurini havia sido bloqueado pelos agricultores. Segundo eles, no inverno as estradas ficam de difícil acesso por causa de atoleiros. Ainda segundo os produtores, os ramais não recebem manutenção há cerca de três anos.
Em vídeos (acima) enviados à nossa equipe de reportagem, no Acesso Seis, um veículo tem dificuldade em passar pela estrada por causa da lama intensa. Em outro registro, um ônibus está atolado enquanto moradores tentam retirar o veículo.
Uma nova reunião para definir sobre as escolas de ensino médio nos travessões e ramais foi feita entre os produtores e o prefeito por ser de uma outra secretaria do município.
Mín. 22° Máx. 40°