Quem já viu um vídeo como esse? (vídeo abaixo) Muita gente né, isso porque eles estão por toda parte, atraindo a atenção de curiosos e desavisados, que acabam caindo no golpe do PIX premiado, e acreditando que iriam ganhar dinheiro na verdade, saem no prejuízo. Nesse vídeo você vê uma simulação aparentemente real, de transferência, que pode ser entre os próprios criminosos, para passar a falsa impressão que o negócio é sério e vantajoso.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Mas segundo a polícia, ele não é. Trata-se de um crime que caiu nas graças dos criminosos, e por conta da dificuldade de chegar até os autores, é cada vez maior o número de vítimas.
Em um grupo de mensagens, em Brasil Novo, Sudoeste do Pará, esse vídeo com informações sobre PIX premiado não causou uma boa impressão, isso porque as pessoas que visualizaram as mensagens já sabiam que se tratava de uma fraude. Mas em grande parte dos golpes é fácil reconhecer a enganação: repare nos textos, eles sempre apresentam erros, alguns bem grosseiros, como esse aqui, onde falta acentuação no E, e ao tentar explicar que não é um empréstimo, o golpista escreve NEI, ao invés de Nem. Outro detalhe é o número de telefone, prefixo 011, sempre fora da região, para dificultar o trabalho da polícia na hora do rastreio. A foto do perfil, nesse caso aqui, é o mais fácil de se identificar, trata-se de um golpista de verdade: Thiago Cristiano Bosch, de 28 anos, que foi preso o ano passado, em Santa Catarina, por estelionato. O famoso bonitão PIX. Uma busca rápida pela imagem, identificou famoso estelionatário.
Com uma maior repressão ao golpe, os criminosos vêm se especializando, e agora eles utilizam pessoas reais para aplicar as fraudes. O furto de redes sociais se tornou uma febre no Brasil, porque além de ter acesso fácil a uma lista de pessoas, ao usar perfis verdadeiros, os golpistas não precisam fazer muitos malabarismos para conseguir dinheiro.
Foi o que aconteceu Letícia Sousa, que é natural do município de Senador José Porfírio. Letícia a conta do Instagram hackeada. Ela só descobriu quando uma prima notou que a conta ficou privada a passou a fazer sorteio de PIXs premiados.
A jovem teve a vida virada pelo avesso, e em apenas um dia cinco amigos caíram no golpe que acreditaram ter sido aplicado por ela e depositaram quase R$2 mil reais. Desesperada, a vítima procurou a polícia, e a prima entrou em contato com a nossa produção pedindo ajuda para evitar que mais pessoas caíssem no golpe.
Segurança
A polícia alerta que o golpe do PIX cresceu mais de 300% só nos primeiros cinco meses de 2022, e chegar até os criminosos leva tempo. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o prejuízo, mas é preciso agir rápido.
A primeira medida a se tomar quando perceber que caiu em uma fraude é entrar em contato com o banco para tentar bloquear a transação ou reaver o valor perdido. Depois de entrar em contato com o banco, é extremamente importante registrar um Boletim de Ocorrência em alguma delegacia, ou até mesmo de forma digital nas plataformas de delegacia eletrônica. É preciso analisar com certa rapidez e entrar em contato com o banco para fazer um pedido de bloqueio preventivo em até 30 minutos durante o dia e uma hora durante a noite. O dinheiro fica retido por até 72 horas e as duas partes são notificadas.
Essa medida permite que a instituição que detém a conta do usuário pagador efetue um bloqueio preventivo por até 72 horas. Cada caso é diferente e que a legislação tende a melhorar em favor de quem perde o dinheiro. Como os cyberfraudadores estão ativos, tentando criar novas técnicas para ganhar dinheiro, o melhor conselho continua sendo a cautela.
Sugere-se que os usuários cadastrem a conta recebedora nos aplicativos de banco e não cliquem em nenhum link para fazer a transferência. É mais seguro ir direto no aplicativo do banco e realizar o pagamento para a conta que já está cadastrada.
Em Senador José Porfírio, a verdadeira dona da conta segue com o perfil nas mãos do criminoso, mas com apoio de amigos, ela conseguiu evitar que mais pessoas conhecidas caíssem no golpe.
Mín. 22° Máx. 40°