Um caminhão carregado com madeira sem nota fiscal foi parado pela fiscalização na BR163, em Santarém, Oeste do Pará, nesta sexta-feira (15). Eram tantas espécies que os policiais não conseguiram identificar que madeira estava sendo transportada pelo motorista.
A carga irregular era de madeira serrada em pranchas, produto que havia saído de uma serraria e seguia para marcenarias da região, para ser beneficiada. Os policiais rodoviários conseguiram identificar que pelo menos 6m³ estavam na carroceria do veículo, mas como não havia documentação, não foi possível definir quem seriam os compradores.
Sem comprovar a origem da carga, o motorista recebeu voz de prisão, e foi conduzido para a delegacia. a carga ficou apreendida e após o flagrante foi encaminhada para o pátio da secretaria de meio ambiente do município. Essa foi a segunda apreensão de madeira sem documentação feita pela PRF na última semana. No último dia 13 de julho, outra carga chamou atenção dos policiais. Mais de 30m³ de Ipê Amarelo, avaliado em mais de R$250 mil reais, sendo transportado na BR163.
Com as duas apreensões realizadas em menos de uma semana, a PRF já contabiliza mais de 200m³ de madeira extraída de forma ilegal na região. Os horários das apreensões também chamam atenção, todos, após as 18h, o que para a polícia é uma tentativa de despistar a fiscalização. Nos dois casos a carga ficou apreendida, e após liberação dos órgãos de fiscalização ambiental, elas devem ser destinadas a doação.
Mín. 22° Máx. 40°