O seu Manoel, além de pecuarista, também resolveu produzir açaí na região do Xingu. Ele está entre os 20 dos participantes da palestra voltada sobre o manejo da cultura do fruto em terra firme que aconteceu no campo experimental da Embrapa, na BR-230, km 23, em Altamira sudoeste paraense.
"Conheço o açaí e tudo, mas nunca produzi, nunca fiz, então quanto mais a gente souber e ter a informação correta vai ser melhor para a gente, daqui pra frente, produzir", afirma Manoel Flor.
João Tomé pesquisador, da Embrapa reconhecido pelo conhecimento na produção de açaizeiros com mais sabor e qualidade o ano todo. A Embrapa Amazônia Oriental já lançou duas cultivares para terra firme, a BRS Pará e a BRS Pai d’Égua, que chega a produzir na entressafra - de janeiro a junho, mais de 40% e ultrapassa os 50% na safra, no período de julho a dezembro.
"Várzea você não irriga, cultivo de açaí em condições de terra firme você tem que irrigar, é fundamental que haja irrigação. Se você não tiver condições de irrigar eu acredito que seja melhor você não brotar açaí em condições de terra firme. A Embrapa lançou recentemente um material genético, uma nova cultivar BRS Pai d’Égua que, quando cultiva em condições de terra firme com irrigação, você consegue produzir até 40% na entressafra", explica João Tomé Farias Neto, Pesquisador da Embrapa e palestrante do curso.
Esse é Terceiro curso do projeto Bio Economia, financiado pelo Governo Federal. Altamira foi escolhida por ser um dos municípios que lidera na produção do açaí em terra firme no estado. Atualmente o Pará produz cerca 1,5 Milhões de toneladas do fruto por ano.
Depois da mandioca, o açaí é o que mais aquece a economia do estado do Pará. Além de ser um aliado da saúde, prevenindo, até mesmo o envelhecimento precoce devido sua propriedade antioxidante e vitamina E. Vantagens que fizeram Carlos também seguir com o cultivo de uma das iguarias típicas do estado, que virou música na voz de Nilson Chaves e até mesmo do mestre Pinduca.
"Lá na nossa roça no KM 78 nós estamos iniciando a safra do açaí, então é um produto muito procurado. Hoje o que a gente está produzindo tá vendendo tudo, na nossa região, tudo o que a gente tá fazendo na roça tá vendendo. A gente vem para um curso desse falar sobre açaí, que é coisa que quase todo mundo está consumindo, é muito importante", afirma o produtor rural Carlos Ferreira.
O projeto é uma parceria da Embrapa com a Emater, a programação seguiu durante o dia todo, com visitas em uma área de produção do açaí, os participantes deverão receber o certificado de participação do curso.
Mín. 22° Máx. 40°