Uma carga ilegal de cigarros pegou fogo na BR-163, no último sábado (11). O incidente foi registrado pela PRF no trecho da rodovia próximo a Santarém.
A Polícia Rodoviária Federal acredita que o caminhão teria tombado após o motorista ter perdido o controle da direção e o vazamento de combustível pode ter provocado o incêndio da carga.
Ainda no sábado, as chamas foram controladas e a mercadoria apreendida. Apesar do estrago, a polícia conseguiu apreender 20% da mercadoria, 3 mil maços de cigarros, produto contrabandeado da China que entrou de forma clandestina no país. Algumas caixas que foram recuperadas pela polícia apresentavam adesivos com instruções do produto, em espanhol e um adesivo com informações em inglês sobre a origem da mercadoria.
Para encobrir a carga ilegal, foram utilizadas folhas de papelão, o que contribuiu para intensificar as chamas. A polícia acredita que aproximadamente 29 mil maços de cigarros foram completamente destruídos, assim como o caminhão. O motorista fugiu do local e não foi identificado.
Na manhã seguinte, já no domingo (12), novos focos de incêndio surgiram no local, e a polícia precisou retornar.
Os bombeiros mais uma vez foram acionados e precisaram fazer a manobra de rescaldo para garantir evitar um novo incêndio. A mercadoria apreendida foi encaminhada para a Receita Federal, e o caso de contrabando registrado na delegacia da Polícia Federal.
Mín. 22° Máx. 40°