Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 10:17
93 9192-6623
Saúde Palestra

Palestra abre campanha de Outubro Rosa

Palestra abre campanha de Outubro Rosa

01/10/2019 16h32 Atualizada há 1 ano
Por: confirmanoticia

O mês começou e com ele a campanha Outubro Rosa, que em todo o Brasil busca conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. Em nosso país o câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres e responde por cerca de 28,1% dos casos novos a cada ano.

Diversas ações são realizadas durante a campanha e a maioria deles têm como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Assim como no Reassentamento Jatobá, todos as unidades de saúde de Altamira realizaram a abertura oficial da campanha. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido e outros mais lentos.

Quais sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

  • edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • retração cutânea;
  • dor;
  • inversão do mamilo;
  • hiperemia;
  • descamação ou ulceração do mamilo;
  • secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

Clique aqui e faça download da cartilha do Ministério da Saúde, com todas as informações e orientações para prevenção do câncer de mama

Assista ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=DJWwa4Kp-Aw&feature=youtu.be

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h11 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

31° Sensação
9 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.