O que você pensa em fazer para aliviar o calor quando a temperatura de Altamira passa dos 30 o graus, hein? Se você pensou em sorvete, acertou. E existe um dia específico para celebrar a criação dessa sobremesa. Não é à toa que o Brasil é o décimo segundo no ranking dos países que consomem sorvete. A história é antiga.
A origem do sorvete é cheia de controvérsias, mas a versão mais conhecida atribui sua autoria aos chineses, por volta de 1000 a.C, quando um chinês usou flocos de neve para produzir um alimento diferente.
Alguns pesquisadores afirmam que foi Alexandre, o Grande, quem introduziu o sorvete na Europa, trazendo do Oriente uma mistura de salada de frutas embebida em mel.
Outras pesquisas atribuem esse feito aos árabes, que teriam aperfeiçoado a receita incorporando a neve ao suco de frutas. Até então, a receita apenas acrescentava os ingredientes à neve, produzindo algo muito semelhante às atuais “raspadinhas”.
A receita era muito complicada e cara, o que fazia do sorvete um prazer desfrutado só por reis e pessoas da corte. A grande revolução dos sorvetes aconteceu em 1292, na Itália, quando foi descoberto o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais.
Benefícios
O sorvete é um alimento nutritivo que contém proteínas, vitaminas, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada, podendo ser consumido o ano todo, pois é um alimento completo. O valor calórico dos sorvetes depende da sua composição.
Além do valor nutricional, os médicos recomendam sorvetes para pacientes em processo de recuperação pós-operatório de cirurgias no nariz, garganta, cirurgias bucais ou dentárias devido a sua ação anestésica local. Os sorvetes também possuem outras características benéficas à saúde. Sua maior popularidade está no fato de associar prazer, conveniência e sabor.
Receita simples
Quer fazer um sorvete delicioso e saudável? Então anota aí
Ingredientes
1 xícara de banana picada congelada
5 morangos congelados
1/2 pote de iogurte natural (ou desnatado)
Modo de Preparo
1 – Se você não tem o costume de congelar frutas, pique uma banana bem madura, coloque dentro de um potinho ou saco plástico. Deixe congelar de um dia para outro. Repita esse processo com os morangos.
2 – No dia seguinte, bata em um processador de alimentos a banana, o iogurte natural gelado e os morangos.
DICA: Você pode bater com um mixer ou no liquidificador, a unica coisa que irá mudar será a textura.
3 – Batá até virar um creme.
4 – Ele fica firminho e super cremoso. Se o seu ficar mole leve ao congelador por cerca de 2 horas, dentro de um pote tampado e vedado com plástico filme (isso evita cristais de gelo).
5 – Agora é só se deliciar.
6 – Sirva com alguma geleia diet, castanhas trituradas, mel ou frutas.
DICA: Se você optar por usar um processador, congelar o iogurte também é uma boa opção para ter um sorvete firme e cremoso ali mesmo na hora.
Assista ao vídeo
Mín. 24° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.