Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Nevoeiro

Altamira - PA

Educação Sonho

Jovem se forma em medicina e é recebida com festa em Pacajá

De família pobre, Francista Denayra superou os desafios para realizar o sonho de ser médica

12/05/2022 às 11h16
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cidade de Pacajá, no Sudoeste do estado, parou para receber a jovem Francisca Denayra. Ela saiu da cidade há 10 anos para estudar medicina na Venezuela, e retornou à região como médica. 

Preta, filha de doméstica, vinda de uma família pobre e de gente batalhadora. Denayra estudou pesado, e precisou de muita ajuda para se manter na Venezuela e realizar o sonho de ser médica. 

Sempre muito esforçada, a jovem é a primeira da família a sentar em um banco de universidade, e além de sonhar com um curso de nível superior, ela sempre quis ser médica.

Certa de que a medicina exige dedicação extrema, ela sempre soube que a carreira longa e difícil reservavam grandes desafios, que apesar de serem muitos, não a intimidaram de jeito nenhum. 

"Não foi fácil, eu posso dizer que eu sobrevivi a muitos desafios. Sobreviver à Venezuela foi o maior de todos, e chegar hoje aqui é um sonho realizado.", destacou. 

O esforço foi recompensado com uma homenagem e tanto. Com uma faixa nas mãos, a mãe e a avó esperavam ansiosas pelo abraço que há muito tempo sonhavam em dar. 

E elas não foram as únicas. Amigos, colegas de escola, até a turma da fanfarra, grupo que Francisca Denayra participou por vários anos, também marcaram presença na recepção, e deixaram a jovem ainda mais emocionada. 

A noite foi de comemoração. Agradecida, Francisca Denayra lembrou de cada momento que passou longe de casa, e como a força de uma pessoa muito especial foi imprescindível nesse período. 

Imagem: Denayra e a mãe se preparando para gravar entrevista com Jailson Pereira 

  Formada em medicina no exterior, Francisca Denayra agora precisa enfrentar outras duas batalhas, o revalida, uma prova aplicada pelo MEC que analisa os conhecimentos adquiridos pelos médicos que se formaram em outros países, e sendo aprovada, ela recebe autorização para fazer a residência, pelo menos mais dois anos estudando pesado, coisa que não intimida quem saiu do interior do Pará decidida a ser doutora. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pacajá - PA
Pacajá - PA
Sobre o município Pacajá é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Área: 11.832 km² População: 48.414 (2020) Municípios limítrofes: Portel (N), Tucuruí, Baião (L), Novo Repartimento (S) e Anapu (O)
Altamira - PA Atualizado às 07h37 - Fonte: ClimaTempo
23°
Nevoeiro

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 31°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete