Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Nevoeiro

Altamira - PA

Economia Trabalho

Home office chega ao fim com o novo "normal"?

Pesquisa mostra que que 70% do profissionais aprovam trabalhar de casa

10/05/2022 às 09h58 Atualizada em 10/05/2022 às 12h04
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
Compartilhe:
Foto: Agencia Brasil
Foto: Agencia Brasil

A pandemia levou os profissionais a improvisarem para manter seus postos de trabalho, e o que pareceu um improviso agora se mostra uma opção para o futuro. 

Dois anos após o início da pandemia o mundo ainda tenta se recuperar dos estragos causados pelo vírus. Com economias em recuperação, e algumas em reconstrução, muita coisa que surgiu meio que como um arranjo agora se tornou viável, e opção para o futuro. Estamos falando do trabalho remoto. 

Com ruas vazias e as pessoas dentro de casa, impedidas de sair por causa do risco de contaminação, as empresas precisaram improvisar para não fechar as portas. Negócios inteiros migraram para internet, com os funcionários trabalhando de dentro de casa em horários nada convencionais.

De casa ficou mais difícil controlar o relógio. Manter a rotina não foi tarefa fácil e misturar vida profissional e pessoal no mesmo ambiente, se mostrou um desafio gigante. 

Imagem: trabalho remoto dividiu espaço com o cuidado com os filhos / Foto: TI Inside

Camila Sant’Ana tem 41 anos, é servidora da defensoria pública no Rio de Janeiro. Ela faz parte dos quase 15 milhões de brasileiros que tiveram que trabalhar de forma remota durante a pandemia, em todo o país, para garantir que serviços essenciais fossem mantidos. Ela conta que não foi fácil, e pensou várias vezes em desistir. 

"Na época da pandemia eu trabalhei em sistema de home office minha bebezinha tinha menos de um ano, foi uma coisa muito desafiadora na minha vida porque eu não fazia ideia do que era isso. Eu nunca tinha trabalhado assim, e ter que trabalhar em casae dar atenção à minha filha sozinha foi uma das coisas mais difíceis de lidar.", declarou. 

Camila já deixou o trabalho remoto assim como boa parte das pessoas que trabalharam dessa forma durante esse período, mas uma pesquisa recente feita pela PwC e Page Group Brasil, mostra que 70% das pessoas que viveram essa experiência preferem esse regime em tempo integral ou de forma híbrida. 

Imagem: animais estão na lista dos desafios durante o home office / Foto: Incrível.club

Rafaela Cardoso, que é sócia da Odgers Berndtson, uma das maiores empresas de consultoria de capital humano, conta que as empresas se adaptaram e isso permitiu que o home office se tornasse uma opção real, com bons resultados. "Nesse período mudou muita coisa no mercado de trabalho, e uma das coisas que mudaram foi o regime de trabalho. As empresas mudaram o designer, o layout dos seus escritórios, entregaram muitos andares e enxugaram os escritórios, transformando as empresas em ambientes de socialização entre os colaboradores.", destacou. 

Com as empresas mais enxutas e os funcionários atuando diretamente de suas casas, em qualquer canto do país, e até do planeta, o home office se materializou e levou as empresas a entenderem essa forma de trabalho como alternativa viável pós pandemia. 

Apesar dos dos números positivos, o futuro do trabalho remoto ainda está sendo construído. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos EUA, e divulgada pela Bloomberg mostrou que o ambiente do escritório ainda tem muita importância, e o ideal é estar nele por pelo menos duas vezes na semana. Ainda se adaptando, mercado e profissionais seguem buscando o melhor caminho. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA Atualizado às 07h17 - Fonte: ClimaTempo
23°
Nevoeiro

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 31°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete