O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia permanece, no dia 07 deste mês órgãos de proteção realizaram mais uma fase através da Operação “Sonho Distante” na cidade de Redenção. A ação iniciou nos primeiros dias do mês de abril e segue sendo realizada.
O Ministério Público junto com a Polícia Federal de Redenção receberam denúncias informando o surgimento de um garimpo clandestino de ouro em uma área isolada da Terra Indígena Kayapó.o que resultaria em um confronto entre garimpeiros e indígenas. Como uso de um helicóptero, as equipes identificaram que na localidade havia três garimpos ilegais.
Durante a ação os locais foram fechados e inutilizou 03 três Escavadeiras Hidráulicas, diversos motores e estruturas de apoio aos garimpeiros, além da apreensão de documentos e de mercúrio, metal líquido altamente poluente. Segundo o biólogo Rodolfo Salm, um garimpo legal traz diversos danos à saúde humana e principalmente, o meio ambiente.
"Além de todos os problemas sociais, causados pela proliferação dos garimpos na Amazônia, uma das questões mais perversas é a utilização do mercúrio para a concentração do ouro que é encontrado no sedimento das áreas garimpadas. O mercúrio funciona como uma espécie de imã que ajuda a concentrar o ouro que vai ser removido pelos garimpeiros. O problema é que grande parte desse mercúrio termina vazando para o meio ambiente e ele causa sérios problemas à saúde das pessoas." conta Rodolfo.
Além de combater o desmatamento e as organizações criminosas, a Operação Guardiões do Bioma também visa cumprir os acordos internacionais firmados pelo Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que aconteceu na Escócia.
Mín. 22° Máx. 39°