Os suspeitos que não tiveram os nomes revelados foram presos durante a “Operação Guardiões do Bioma” que combate o desmatamento ilegal na Terra Indígena Apyterewa, localizada entre São Félix do Xingu e Tucumã, no sudeste do Pará.
A ação é integrada e conta com a Polícia Federal, Funai, Ibama e Força Nacional. Divulgada no último dia 22, essa foi mais uma fase da Operação deflagrada na região.
Com os suspeitos foram encontradas três motosserras para o corte ilegal da madeira, duas armas de fogo, tipo espingarda sem número de série, calibres 28 e 36, e munições. Os homens foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de São Felix do Xingu, para ser lavrada a prisão por crimes ambientais em reserva indígena e porte ilegal de arma de fogo.
As ações de combate ao desmatamento na região já vem sendo desenvolvida. Na última semana, no município de Anapu, a Polícia Federal em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA conseguiram apreender 4 caminhões e 1 carreta com aproximadamente 45m³ de toras e 53m³ de madeira serrada e uma serraria foi embargada pelo IBAMA.
Mín. 22° Máx. 39°