No pão durante o café da manhã, na pipoca, na mistura do bolo, na tapioca, na preparação de muitas comidas. Seja margarina ou manteiga, elas sempre são utilizadas para dar um sabor a mais nos alimentos.
Não há dúvidas que as duas são saborosas. Mas afinal de contas, qual é a diferença entre elas? E qual é a melhor escolha para a saúde? "Basicamente a diferença entre as duas é a origem", explica a nutricionista Jéssyca Sarmento.
A manteiga é de origem animal. Nada mais do que a nata do leite batida, que vira um creme de leite com soro e glóbulos de gordura. A parte líquida é retirada e a parte gordurosa é a manteiga, rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é de origem vegetal, feita da hidrogenação de óleos vegetais como de milho ou girassol. Nesse processo, uma parte das gorduras insaturadas (mais saudáveis do que as saturadas) da receita se transforma em gordura trans. Este tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas costuma ser feito pela indústria para dar cremosidade aos produtos e aumentar a duração.
Então, se tratando de saúde, a melhor opção para saborear um pão quentinho é a manteiga. Mas mesmo assim é preciso consumi-la com moderação. “A gordura da manteiga é mais saudável, mas é gordura. Uma colher de sobremesa por dia é o suficiente”, explica a profissional.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.