Um carregamento valioso de madeira beneficiada foi apreendido pela PRF na BR163. A Apreensão aconteceu no dia 25 de fevereiro, mas só agora a polícia liberou as imagens da operação.
Toda serrada, a madeira estava sem nota fiscal, e não possuía guia florestal, o que configura crime ambiental e crime de sonegação fiscal. Os documentos foram cobrados pelos policias, mas ao ser questionado, o motorista teria dito à equipe de fiscalização que não recebeu nenhum documento para transportar a carga.
No caminhão os policiais fizeram a cubagem da madeira, para que a quantidade e a espécie da madeira transportada fossem identificadas. Ao todo foram registrados 16m³ das espécies Ipê, Tatajuba e Angelim. Plea localização onde o veículo foi abordado é possível que a madeira tenha sido retirada de uma área de proteção, mas sem a guia florestal os policiais não tiveram como identificar a origem da carga.
Por se tratar de transporte de madeira de forma ilegal, o condutor cometeu o crime previsto na legislação ambiental com agravante de ter sido cometido no período noturno. A carga foi apreendida e será encaminhada aos órgãos ambientais competentes para destinação adequada. O condutor assinou termo de compromisso de comparecimento em juízo para responder pelo crime ambiental em questão.
Mín. 22° Máx. 40°