Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Poucas nuvens

Altamira - PA

Pará Protesto

Moradora interdita rua após ter casa alagada

Problema é antigo no Jardim Independente I

18/01/2022 às 11h25 Atualizada em 18/01/2022 às 13h35
Por: Jornalismo
Compartilhe:
Rua Lucindo Câmara está interditada por moradores da área da lagoa - Foto: Reprodução
Rua Lucindo Câmara está interditada por moradores da área da lagoa - Foto: Reprodução

O bloqueio foi nas primeiras horas desta terça-feira (18), no bairro Jardim Independente I, em Altamira. A moradora identificada como Edileuza dos Anjos resolveu bloquear a rua com um colchão e galhos de árvores depois que a casa dela foi alagada durante a chuva que caiu na madrugada.

"Eu estou aqui desde às duas da manhã com minha casa na água. O que eu quero é que a Norte Energia e a prefeitura assinem logo esse termo porque eles prometeram e até agora eles não fizeram nada, é só promessa e nós já estamos cansados disso que nós estamos vivendo, já vai fazer sete anos que nós estamos nesse sofrimento. Todo nós aqui do entrono da lagoa. E nós não queremos mais isso pra nós, não. Nós já estamos desgastados", afirma a moradora.

O problema citado por Edileuza é antigo. Toda vez que chove, a água invade residências no entorno da área da lagoa. Até hoje os moradores cobram realocação.

Casa de Edileuza alagou após chuva desta terça-feira (18) - Foto: Reprodução
Casa de Edileuza alagou após chuva desta terça-feira (18) - Foto: Reprodução

"Nesse momento nós pedimos agilidade da Prefeitura e Norte Energia para a assinatura desse Termo de Compromisso e que  reconheçam as famílias atingidas e também providenciem o aluguel social para quem segue com as casas em alagamento permanente", explica Jackson Dias, Coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens.

O Departamento Municipal de Trânsito e a Polícia Militar foram acionados, mas a manifestação é pacífica. O Confirma Notícia aguarda um posicionamento da prefeitura de Altamira.

Por meio de nota a Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informou que "cumpriu integralmente sua responsabilidade com as famílias do Jardim Independente I contempladas no Termo de Compromisso firmado em 2018 entre a Empresa e a Prefeitura de Altamira, com interveniência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Altamira - PA
Sobre o município Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA Atualizado às 06h57 - Fonte: ClimaTempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 31°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete