Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 06:51
93 99192-6623
Pará Clarão

Luz intensa no céu deixa moradores assustados em Afuá, veja vídeo

O fenômeno fez a noite parecer dia

14/01/2022 15h19
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
O clarão pôde ser visto por moradores da cidade de Afuá -Foto: divulgação
O clarão pôde ser visto por moradores da cidade de Afuá -Foto: divulgação

Uma luz intensa, e durante à noite, deixou os moradores de Afuá, no Marajó, impressionados. O registro feito na última quarta-feira (12) mostra o clarão. A cidade ficou iluminada, e de acordo com os moradores, já passava das 18h00 quando isso aconteceu.

Cidade com pouco mais de 39 mil habitantes, Afuá ficou conhecida mundialmente como a Veneza Brasileira. Construída sobre o rio, os moradores vivem em palafitas coloridas, e no município não há transportes como carro ou ônibus, tudo é feito sobre duas rodas.

Peculiar, colorida, e bonita, Afuá ficou iluminada assim por quase 10 minutos, e de acordo com os moradores, isso nunca havia acontecido antes.

De acordo com o instituto de meteorologia, o Inmet, o fenômeno registrado em Afuá trata-se do espectro solar, ou refração da luz do sol. Isso acontece após o pôr do sol.

"Normalmente ao anoitecer pode ter gotículas de água em suspenção na atmosfera, e quando atravessa a luz do sol ela espalha, percorre um maior caminho inibindo aos olhos do ser humano a luz azul e violeta. Então acontece a refração e dispersão da luz solar das gotículas de água, formando um leque de cores.", disse José Raimundo, Coordenador do Inmet.

O fenômeno não tem a ver com o sol da meia-noite que ocorre em algumas regiões entre o norte do círculo ártico, e o sul do círculo polar antártico, quando o sol é visto 24 horas por dia, em alguns meses do ano, em razão da posição da terra e do sol. Nessas regiões, o sol é visto de forma ininterrupta, e os moradores não percebem que a noite já começou. Apesar de rápido lindo, mas de certa forma assustador, o dia que o sol iluminou um pouco da noite em Afuá vai ficar marcado na história da cidade.

"Foi um misto de emoções, uma mistura de ver algo tão bonito, ao mesmo tempo imaginar que fosse algo perigoso. Pra muitas pessoas isso foi a primeira vez que aconteceu na vida.", disse Flávio Augusto Vaz, Servidor Público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 06h42 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

24° Sensação
9.1 km/h Vento
90.2% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.