Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 07:51
93 99192-6623
Brasil Desmoronamento

VÍDEO: Casarão histórico é destruído por deslizamento de terra em Ouro Preto, MG

Nenhuma pessoa se feriu devido a área ter sido evacuada horas antes

13/01/2022 17h05
Por: Jornalismo Fonte: Por G1
Casarão histórico é
Casarão histórico é "engolido" por deslizamento de terra em Ouro Preto - Foto: Reprodução

O deslizamento de terra ocorreu na manhã desta quinta–feira (13) no Morro da Forca, localizado no cento histórico de Ouro Preto, região central de Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil do município, ninguém se feriu.

No momento do deslizamento de terra nenhuma pessoa estava próxima devido à área ter sido evacuada minutos antes. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h30 para realizar uma vistoria no local e, por conta de problemas estruturais foi pedido que a população se retirasse do local. Os bombeiros não souberam informar quantas pessoas foram retiradas.

Ainda segundo a corporação, o barranco apresenta instabilidade. Há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos, se houver outro desmoronamento. A Defesa Civil orienta a população que não passe pela região. A população ribeirinha foi orientada a sair de casa até que uma avaliação completa seja feita sobre os riscos para, então, serem informados se podem ou não retornarem às suas casas.

O solo estava encharcado por conta do grande volume de chuva que caiu na região desde o dia 26 de dezembro de 2021, o que pode ter contribuído para o desmoronamento. Devido aos temporais, Ouro Preto está entre os municípios em situação de emergência.

O imóvel destruído era um casarão do século XIX. Foi a primeira construção de estilo neocolonial da cidade. O imóvel foi erguido próximo a uma Estação Ferroviária por uma família tradicional de comerciantes às margens do Córrego Funil, local que mais se desenvolvia em Ouro Preto, antes da transferência da capital para Belo Horizonte. O imóvel era protegido pelo Iphan foi um dos imóveis restaurados pelo Programa Monumenta, do Instituto em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto.

O outro imóvel destruído pelo deslizamento de terra era uma casa amarela, de propriedade particular, onde funcionava um depósito, segundo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 07h43 - Fonte: Climatempo
23°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 31°

23° Sensação
9.1 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.