Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 08:07
93 99192-6623
Pará Debaixo d'água

Moradores da Ilha do Chicote têm prejuízos após nível da água subir repentinamente

Plantações foram perdidas por causa de alagamentos

12/01/2022 17h17 Atualizada há 4 dias
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
Moradores da Ilha do Chicote pedem que Belo Monte abra comportas para água baixar - Foto: Reprodução
Moradores da Ilha do Chicote pedem que Belo Monte abra comportas para água baixar - Foto: Reprodução

A água não para subir, e há cada vez menos espaço para os moradores e para a plantação. O relato de um morador destaca a situação de angústia. Com a plantação comprometida, quem vive na Ilhado Chicote, comunidade ribeirinha do Iriri, já não sabe mais o que fazer.

“Desde outubro que ela começou a encher, até hoje ela nunca parou. Aí não deu tempo pra, da gente tirar nada”, explica.

De acordo com os moradores, o nível do rio vem subindo de forma gradual e acelerada. Em menos de um mês eles contam que metade dos terrenos, algo em todo de 50 metros de chão, foram tomados pela água, e quem plantou mandioca e esperava produzir farinha em fevereiro, agora colhe a planta fora do tempo.

“A água daqui, ela só desce se abrir as comportas da Ilha da Fazenda. Que a Ilha da Fazenda é o que controla as comportas que comporta a água daqui, então, se eles não abrir a gente vai perder tudo [sic]”, afirma uma moradora da ilha.

A Ilha do Chicote fica na região do Iriri, à montante da barragem de Pimental. Com o barramento do Xingu, o nível do rio passou a ser controlado pela empresa que administra a hidrelétrica. O empreendimento utiliza a água do rio para mover as turbinas e gerar energia. A comporta citada pelos moradores, e que eles pedem a abertura das comportas é a barragem de Pimental.

É nessa área que a usina controla o nível do rio, garantindo vazão suficiente para a geração de energia em Belo Monte, a sobrevivência da fauna aquática e das comunidades da Volta Grande do Xingu. Para quem vive à montante, ou acima do barramento, se passa pouca água pela barragem de Pimental, o nível do rio vai subir até que as comunidades fiquem submersas e sem condições de sobrevivência.

“Se eles abrir os canais lá, a gente não vai precisar de cesta básica, não vamos precisar de tá pedindo nada pra ninguém nós vamos viver da nossa lavourazinha, fazer nossa batata, fazer nossa farinha, colher o nosso milho, colher as nossas abóboras”

Cerca de 250 famílias vivem na região do Iriri, em pelo menos 8 comunidades. Todas dependem da produção de alimentos para sobreviver, e com o nível do rio cada vez mais alto, em pouco tempo eles não terão mais área plantável.

O Confirma Noticia entrou em contato com a empresa Norte Energia que através de nota informou “que a comunidade mencionada na reportagem está localizada acima do reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte, portanto, não sofre influência da operação do empreendimento.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 08h03 - Fonte: Climatempo
23°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 31°

23° Sensação
9.8 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.