Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 06:42
93 99192-6623
Polícia Abandono de incapaz

6 crianças são encontradas sozinhas em residência enquanto as responsáveis bebiam em bar

A denúncia foi registrada pela PM e o Conselho Tutelar de Rurópolis.

10/01/2022 10h28
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
As crianças entre 02 e 10 anos foram encontradas sozinhas na residência - Foto: Reprodução
As crianças entre 02 e 10 anos foram encontradas sozinhas na residência - Foto: Reprodução

As crianças com idade entre 02 e 10 anos foram encontradas na noite do último sábado (08), no município de Rurópolis.

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar receberam uma denúncia anônima de abandono de incapaz. Segundo a ligação, seis crianças estariam trancadas em uma casa enquanto as duas mulheres responsáveis pelos menores estariam consumindo bebida alcóolica em um bar. Após receber a denúncia, o delegado titular da delegacia em Rurópolis, acompanhou os conselheiros até o imóvel e o grupo acabou confirmando a denúncia.

As crianças estavam trancadas e sob os cuidados de um menino de apenas 10 anos. Foi ele que contou à polícia que a mãe e a tia estariam em um bar. Pelo comportamento dos pequenos a polícia desconfia que essa não seria a primeira fez que os menores ficam sozinhos naquelas condições.

Por serem menores de 12 anos, e estarem sob a proteção do estatuto da criança e do adolescente, os nomes das mães não foram divulgados. As duas seriam primas. Uma das mulheres tem 27 anos, e é mãe de 4 crianças, enquanto que a outra mulher tem 36 e é mãe de duas crianças. Após resgatar os menores, a polícia seguiu para o bar onde as duas estariam, mas encontrou apenas uma delas, a jovem de 27 anos, que sob efeito de álcool, foi levada pela polícia para a delegacia.

A Polícia Civil informou que vai instaurar um inquérito para investigar o caso. Após ser ouvida, a mulher foi liberada mediante assinatura de um termo de compromisso.

Em outubro de 2021 outro caso de abandono de incapaz chamou atenção na região, o registro foi feito em Novo Progresso, cidade vizinha a Rurópolis. Na época a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima e seguiu até uma residência na periferia da cidade, onde um bebê de apenas 8 meses estava sozinho enquanto a mãe havia ido a um bar. A mulher foi detida e o caso registrado como abandono de incapaz. Após entregar a tutela do bebê para um familiar, a polícia instaurou um inquérito, mas a justiça ainda não decidiu se a mulher permanece com a guarda do filho. No registro feito em Rurópolis as crianças estão sob a guarda de familiares das duas mulheres e o caso está sendo acompanhado pelo conselho tutelar. Segundo a legislação brasileira, abandono de incapaz é crime e punível com pena de detenção de 6 meses a três anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rurópolis - PA

Rurópolis - Pará

Sobre o município
Rurópolis é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 04º05'44" sul e a uma longitude 54º54'37" oeste. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 49 503 habitantes. Possui uma área de 6991,379 km².
Altamira - PA
Atualizado às 06h22 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

24° Sensação
7 km/h Vento
94.7% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.