A data foi inspirada no dia em que a igreja canonizou Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, e avós de Jesus. Quem pensa em avós convencionais do tipo que faz tricô, e passa as tardes na cadeira de balanço, pode se surpreender, com os avós da atualidade. Eles estão mais modernos, e têm vida social ativa. A participação na vida dos netos aumentou.
Um instituto de pesquisa constatou que os avós estão trocando o pijama pela roupa de festa. Cerca de 40% usam o telefone celular; e neles, começam a ter intimidade com e-mails e redes sociais e 34% participam de atividades culturais, frequentam cinemas, teatros e museus pelo menos uma vez por mês.
É o caso da Edineide Almeida, com 52 anos ela tem duas netas, o xodó dos avós. Mas, não se engane, ela não deixa de cuidar do corpo e da autoestima e, claro não dispensa uma boa maquiagem, e nem um belo look jovial. "Sou avó, elas não moram aqui, mas assim sempre que dá vou matar a saudade. Fui avó muito nova e nunca deixei de me cuidar, praticar esporte, voltar a estudar. Me sinto feliz de poder estar numa fase de acompanhar se poder participar", conta Edineide, e complementa. "Eu sempre me preocupei comigo, me preocupei em estar bem e feliz, independentemente da idade".
Os avós atualmente são mais ativos e conectados com as novidades. Dona Clarinda Ferreira e dona Ilma Souza são avós, mas não deixam de ser de viver de forma alegre, adoram se cuidar dos netos, mas se mantendo sempre estilosas. "As minhas netas: ai vó a senhora está com vestido curto. Minhas filhas a roupa é minha eu visto do jeito que eu quero e que eu gosto, ainda não tô velha pra ficar varrendo o chão”, se diverte Clarinda, de 74 anos.
“Eu gosto de maquiagem, de me arrumar, de dançar. Não fico em casa, estou sempre com as minhas amigas curtindo", conta a cuidadora Ilma.
São eles que muitas vezes cuidam dos netos, e fazem aqueles mimos ou atendem os gostos deles. É, realmente eles são especiais, inspiram gerações e a presença deles traz segurança, amor dobrado, sinônimo de experiência e ensinamentos. O estilo pode ser diferente, mas aquele carinho que só eles têm permanece o mesmo. “ Ela é muito carinhosa, gentil e eu tô com saudade dela”, declara Isabella Bragança, neta da Edineide.
Assista ao vídeo
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.