Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 07:38
93 99192-6623
Municípios Educação

Sintepp cobra prioridade na reforma de sete escolas em Altamira

Mais de 700 alunos estariam prejudicados

07/01/2022 14h11
Por: Jornalismo Fonte: Por Athaynara Farias
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Essa era a Escola de Ensino Fundamental José Edson Burlamaqui de Miranda. O prédio foi demolido para a construção de uma Unidade em Tempo Integral que deve atender crianças, segundo a prefeitura a obra será entregue em 11 meses. O problema, segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação é que outras escolas deveriam passar por reformas e até agora o processo não teria iniciado.

"Escolas em tempo integral em Altamira. Altamira precisa sim desse modelo de escolas, mas antes de construir novas unidades de ensino, é necessário reformar as escolas que tem alunos matriculados. Tem centenas de alunos de pelo menos sete escolas, que seguem fora da sala de aula, em aula remota, sem acesso à internet, sem condições dignas de aprendizagem, muitas vezes sem a apostila, tendo que ser autodidata.", disse Vitoriano Bill, Coord. SINTEPP.

Ainda segundo o Sintepp, na lista das escolas que seguem em aula com ensino remoto porque ainda não foram reformadas estão:

  • João Rodrigues (Mutirão)
  • Otacílio Lino (Independente 2)
  • Getúlio Vargas (Sudam 1)
  • Escola Ideal (Ruc Água Azul)
  • Ruy Barbosa (Ruc Laranjeiras)
  • João e Maria (Ruc São Joaquim)

"O espetáculo das máquinas, derrubando o que um dia foi a escola Édson Bulamarqui de Miranda, seguido do anúncio da construção de uma escola em tempo integral naquela área, é a prova de que Claudomiro faz uma gestão na base do improviso. Porque ao invés de começar pela derrubada do Bulamarqui, não iniciou pelo Otacílio Lima por exemplo? Pra ninguém perceber que ele derrubou uma escola que está toda pintada, que investiu recursos públicos ali, mas que ele sem planejamento nenhum não conseguiu ver inicialmente que reformar aquele prédio, era jogar dinheiro fora. Por falta de planejamento, ele está brincando com a educação dos nossos filhos.", comentou o coordenador.

Os pais dos alunos que moram nos reassentamentos urbanos coletivos fizeram denúncia cobrando agilidade na reforma do prédio ainda em setembro do ano passado.

"O que eu queria, é tipo assim, se viu que a escola precisava de reforma porque não reformou antes? Esperou começar o ano letivo, as crianças perderam praticamente dois anos, são dois anos que praticamente não se recupera mais, acabou, passou, já era, perdeu. É um atraso.’’, denunciou uma mãe.

O Movimento dos Atingidos por Barragens também acompanha o atraso nas obras das escolas João e Maria localizada no ruc São Joaquim, e a Rui Barbosa, no laranjeiras. As duas estão fechadas desde o início da pandemia. São mais de 700 alunos prejudicados.

"Uma última preocupação com os adolescentes, principalmente do ruc Jatobá, em que a escola está praticamente sem telhado, e os alunos estão sem estudar. Ao mesmo tempo em que o Governo do Estado já recebeu em 2021, 30 milhões de royaltes de Belo Monte. Dinheiro tem, recurso tem, impostos municipais. O que falta é um planejamento e prioridade para as famílias antigidas pela hidrelétrica.", falou Jackson Dias, MAB.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Altamira – PA, reformou um total de 30 (trinta) escolas no exercício de 2021 e aptas para o início das aulas presenciais e está na programação a reforma das escolas:

João Rodrigues (Mutirão), Escola Ideal (Ruc Água Azul), João e Maria (Ruc São Joaquim), Ruy Barbosa (Ruc Laranjeiras), Getúlio Vargas (Sudam 1), Dom Clemente (Brasília)

Outrossim informamos que será dado início no dia 20 do mês corrente com prazo de execução de 90 (noventa) dias, considerando que dentre as escolas citadas o prazo poderá ser reduzido a depender da complexidade dos reparos/serviços que serão executados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 07h23 - Fonte: Climatempo
23°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 31°

23° Sensação
9.1 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.