Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 07:11
93 99192-6623
Tecnologia Golpe

Usuário relata perfil roubado: saiba como se proteger de criminosos

Polícia Civil orienta sobre os cuidados para evitar que seja hackeado

07/01/2022 10h02 Atualizada há 1 semana
Por: Jornalismo Fonte: Por Karine Weil
Vítima tem Instagram roubado. Criminoso utiliza rede social para aplicar golpes - Foto: Reprodução
Vítima tem Instagram roubado. Criminoso utiliza rede social para aplicar golpes - Foto: Reprodução

Alcinei Araújo teve o perfil de uma das suas redes sociais roubado depois de clicar em um link, após receber uma mensagem de outro usuário. O jovem contou ainda que depois que perdeu o acesso a sua conta, tentou recuperar, mas foi informado através de uma mensagem que o login e a senha pertencem à outra pessoa.

"Eu recebi uma mensagem de um perfil que eu não conhecia, ao clicar no link da mensagem, eu automaticamente perdi acesso a minha conta. Tentei entrar várias vezes e diz que login e a senha pertencem à uma outra pessoa, ou seja, eu perdi de vez. O perfil está online, porém, não sou eu que estou utilizando, é outra pessoa"

Vítima orienta seguidores de golpe que sofreu nas redes sociais - Foto: Reprodução
Vítima orienta seguidores de golpe que sofreu nas redes sociais - Foto: Reprodução

 

Alcinei não é o único que denunciou que teve o perfil hackeado. Na Delegacia de Polícia Civil em Altamira, outras vítimas registraram ocorrências informando que também foram vítimas e que as contas roubadas estavam sendo usadas para aplicar golpes.

"Alguns registros foram feitos na delegacia onde as pessoas relatam que teve seu Instagram, seu perfil nessa rede social roubado no momento em que ela por vezes, ou clicou em algum link que recebeu por SMS, ou pelo próprio Instagram, uma promoção. Tivemos casos aqui que a pessoa recebeu um anúncio de uma promoção muito tentadora e acabou acessando esse link e neste momento teve a sua conta roubada", explica o Delegado, Walison Damasceno.

A polícia orienta que o usuário precisa ter cuidado na hora de acessar links de natureza duvidosa ou até mesmo atrativo. Além de nunca repassar códigos enviados e ativar a autenticação de duas etapas disponíveis na configuração das redes sociais.

"Manter sempre o antivírus no computador, até no próprio celular, nós temos hoje no mercado alguns antivírus para o celular. Evitar acessar qualquer link que foi encaminhado de pessoas que você não conheça, duvidar de promoções que você recebe, links de promoções muito tentadoras, então, evitar qualquer acesso a esse tipo de conteúdo. Bem como não informar a terceiros nenhum dado da sua conta, ou a senha, ou algum código verificador que você receba por SMS. Os indivíduos utilizam dessas formas pra ter acesso a sua rede social, tanto os mais utilizados, WhatsApp e Instagram. E quando ele tem esse acesso, ele cria um novo, como e-mail dele e a pessoa perde esse acesso a sua rede social, e tendo vários prejuízos tanto como financeiro como emocional"

Caso a pessoa seja vítima de roubo de suas contas pessoais, o usuário pode registrar um boletim de ocorrência e preencher um requerimento solicitando a recuperação do perfil.

"Se houver algum prejuízo ela pode registrar a ocorrência tanto pela delegacia virtual, como presencialmente nas unidades policiais, informando o fato, quando, como foi a dinâmica que teve seu Instagram invadido e solicitar, o próprio Instagram tem o procedimento no próprio site no próprio aplicativo, pra recuperação da sua conta. E caso não consiga, em alguns casos mais graves, temos até a necessidade de entrar com algumas ações judiciais pra recuperar e requerer junto a Justiça e ao Instagram que se faça a reativação dessa conta", orienta o delegado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 07h02 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

24° Sensação
9.1 km/h Vento
90.2% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.