Domingo, 22 de Maio de 2022
24°

Nevoeiro

Altamira - PA

Pará Abalo

Moradores de Tucuruí relataram tremor de terra na cidade

Áudios que circularam nas redes sociais causam pânico a população

03/01/2022 às 10h33 Atualizada em 03/01/2022 às 12h01
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
Compartilhe:
Foto: Internet
Foto: Internet

Mensagens e áudios começaram a circular na manhã da última quinta-feira (30), quando os tremores teriam acontecido. Relatos de moradores apontam para um abalo sísmico de pouco mais de 5 segundos, mas o suficiente para causar pânico na cidade.

"Ore por Tucuruí viu, apresente as orações pra Deus ter misericórdia da gente aqui, porque já houve hoje vários tremores de terra aqui dentro de Tucuruí. Já houve abalos, casas já racharam, então, já houve algumas estruturas que já foram danificadas. O Onze é o lugar que tá sendo mais afetado, e os outros lugares da cidade também estão em estado de alerta", relata uma mulher por meio de áudio.

Um vídeo que mostra as comportas abertas teria sido gravado minutos após o tremor, e passou a circular entre os moradores da região. O grande volume de água assustou, e fez com que muita gente começasse a especular que algo de errado estaria acontecendo na barragem.

Mensagem com vídeo das comportas da barragem de Tucuruí aberta circulou em grupos de aplicativos de mensagens
Mensagem com vídeo das comportas da barragem de Tucuruí aberta circulou em grupos de aplicativos de mensagens 

 

"Avise a todos da embaixada de Tucuruí, que mora pelo rumo de baixo, esse vilarejo aí, por favor, até pelo amor de Deus, avise a todos que a barragem tá pra explodir, espocar. Não sei, mas tô contando pra todos vocês, avisando aí pra todos vocês", relata um homem em outro áudio.

A autoria desses áudios não foi confirmada. No portal da Eletrobrás na internet não há nenhuma informação relacionada ao tal tremor. Apesar disso, na cidade as pessoas insistem que o incidente aconteceu.

"A Defesa Civil já está alerta, então qualquer coisa que surgir um perigo maior, a sirene tocar, a ordem já é pra deixar as casas, os lugares mais baixos", afirma outra pessoa.

Nós tentamos contato com a assessoria de comunicação da Eletrobrás, que gerencia a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, mas não conseguimos nenhuma resposta. Essa não é a primeira vez que a terra sofre abalos em Tucuruí. Em 2007 um tremor de 4 pontos na escala medição foi registrado na cidade, e oficializado por técnicos da empresa e pesquisadores da universidade de Brasília.

O Confirma Notícia entrou em contato, mas até agora não há uma nota oficial na Eletronorte ou da Eletrobrás sobre o caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA
Tucuruí - PA
Sobre o município Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Localizado no norte brasileiro. Área: 2.086 km² População: 115.144 (2020)
Altamira - PA Atualizado às 08h57 - Fonte: ClimaTempo
24°
Nevoeiro

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 31°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete