Mensagens e áudios começaram a circular na manhã da última quinta-feira (30), quando os tremores teriam acontecido. Relatos de moradores apontam para um abalo sísmico de pouco mais de 5 segundos, mas o suficiente para causar pânico na cidade.
"Ore por Tucuruí viu, apresente as orações pra Deus ter misericórdia da gente aqui, porque já houve hoje vários tremores de terra aqui dentro de Tucuruí. Já houve abalos, casas já racharam, então, já houve algumas estruturas que já foram danificadas. O Onze é o lugar que tá sendo mais afetado, e os outros lugares da cidade também estão em estado de alerta", relata uma mulher por meio de áudio.
Um vídeo que mostra as comportas abertas teria sido gravado minutos após o tremor, e passou a circular entre os moradores da região. O grande volume de água assustou, e fez com que muita gente começasse a especular que algo de errado estaria acontecendo na barragem.
"Avise a todos da embaixada de Tucuruí, que mora pelo rumo de baixo, esse vilarejo aí, por favor, até pelo amor de Deus, avise a todos que a barragem tá pra explodir, espocar. Não sei, mas tô contando pra todos vocês, avisando aí pra todos vocês", relata um homem em outro áudio.
A autoria desses áudios não foi confirmada. No portal da Eletrobrás na internet não há nenhuma informação relacionada ao tal tremor. Apesar disso, na cidade as pessoas insistem que o incidente aconteceu.
"A Defesa Civil já está alerta, então qualquer coisa que surgir um perigo maior, a sirene tocar, a ordem já é pra deixar as casas, os lugares mais baixos", afirma outra pessoa.
Nós tentamos contato com a assessoria de comunicação da Eletrobrás, que gerencia a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, mas não conseguimos nenhuma resposta. Essa não é a primeira vez que a terra sofre abalos em Tucuruí. Em 2007 um tremor de 4 pontos na escala medição foi registrado na cidade, e oficializado por técnicos da empresa e pesquisadores da universidade de Brasília.
O Confirma Notícia entrou em contato, mas até agora não há uma nota oficial na Eletronorte ou da Eletrobrás sobre o caso.
Mín. 24° Máx. 32°