Na manhã de segunda-feira (10) agricultores se reuniram com a empresa Norte Energia para tratar sobre o acordo feito sobre as áreas de preservação. Após a reunião com o Ministério Público Federal, no mês de maio, a Norte Energia se reuniu com os agricultores para tratar das áreas de preservação na qual eles são os atuais proprietários. A reunião aconteceu no escritório da empresa construtora de Belo Monte, situado no Ruc Jatobá.
Aproximadamente 50 agricultores pertencem às áreas gleba bacabal, Paratizinho I e II, e outras regiões que cercam o rio Xingu. O agricultor Jailton Andrade afirma que até o momento ainda não recebeu a segunda parte da indenização que ficou acordado com a empresa.
Somente alguns agricultores entraram na sala para discutir sobre as áreas com os representantes da empresa norte energia. Em nota a empresa informou que prestou os devidos esclarecimentos aos proprietários e reafirma seu compromisso de diálogo com a população. Um dos agricultores que entrevistamos informou a nossa equipe que nada foi resolvido ao final da reunião, mas foi decidido que outra reunião será marcada em julho.