É na rede que Juvenal Matias De Souza, de 73 anos fica durante o dia. Segundo a esposa do paciente, Ilce Gomes, ele tem duas veias do coração que estão entupidas. Familiares já fizeram exames que comprovam o problema. Uma das veias já não tem mais como salvar, por conta disso, às vezes, o seu Juvenal passa mal. “Ele foi pra Belém fez os exames, voltou dizendo que iam chamar e até agora nada”, explicou Ilce.
A cirurgia de Juvenal está marcada para ser realizada em Belém. Ilce afirmou que já procurou o órgão responsável pelo encaminhamento do paciente para o estado, mas não teve resposta. “Me preocupa, eu não durmo de noite, desde que ele infartou eu não sei o que é dormir. É muito triste ver uma pessoa doente, pedindo ajuda e não poder fazer nada”, desabafou a esposa.
Procuramos a Pró-saúde, associação que administra o hospital público na capital, e fomos informados de que quem faz agendamento de cirurgias e controle de transferência dos pacientes é o setor de regulação, que é gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde – Sespa. Em seguida entramos em contato com a mesma por meio de e-mail e eles informaram que iriam apurar o caso.
(Athaynara Farias)