Ao contrário do que muitos pensam, cera de ouvido não é sujeira e cumpre um papel fundamental na proteção dos tímpanos. Claro que, às vezes, é preciso retirar o excesso. Mas você está fazendo isso do jeito certo?
Desde pequenos, aprendemos a usar cotonetes para limpar o ouvido, como se fosse normal enfiar aquele algodãozinho no canal auditivo. Quando mais tentamos limpar lá dentro, mais ficamos expostos a problemas de audição.
Segundo a otorrinolaringologista Rita de Cássia Guimarães remover a cera dos ouvidos com hastes flexíveis pode causar lesões no canal auditivo, que é uma região muito sensível. Otites externas, sangramentos, infecções e lesões na membrana do tímpano estão entre a complicações que podem ser causadas pelo simples hábito de limpar os ouvidos com cotonete, de acordo com a médica.
Como limpar o ouvido corretamente?
Em vez de limpar, o cotonete pode levar ainda mais cera para as proximidades do tímpano. Isso pode causar o entupimento do canal auditivo, fazendo com que a pessoa tenha sensação de ouvido entupido. Nestes casos, o excesso de cera do interior do ouvido deve ser retirado por um especialista.
Em situações normais, basta lavar a orelha com água e sabão, durante o banho, e enxugar delicadamente com uma toalha, somente até onde o dedo alcançar. O cotonete até pode ser usado, mas apenas na parte externa.
(Jessica Krieger)
Assista ao vídeo